sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Oração de Santo Afonso a Jesus chorando no presépio


Amado Menino, quando choráveis na gruta de Belém, pensáveis em mim. Tínheis ante os olhos todos os meus pecados; eles eram a causa de Vossas lágrimas. E eu, ó amado Jesus, em vez de Vos consolar pelo meu amor e reconhecimento, sabendo quanto sofrestes por me salvar, ainda aumentei a Vossa dor e a causa das Vossas lágrimas! Se menos houvera pecado, menos teríeis chorado. Ah! Chorai, sim chorai. Razão tendes para isto, pois vedes como os homens pagam com ingratidão o amor que lhes haveis testemunhado. Mas já que chorais, Senhor, chorai também por mim; as Vossas lágrimas são a minha esperança.

Choro também os desgostos com que à saciedade Vos amargurei, ó Redentor meu. Aborreço-os, detesto-os e deles me arrependo do todo o meu coração. Choro os desgraçados dias e tristes noites em que vivi na Vossa inimizade, na privação da Vossa divina graça. Mas de que me serviriam, sem as Vossas, todas as minhas lágrimas, por mais que fossem, ó meu Jesus. Eterno Pai, ofereço-Vos as lágrimas, concedei-me o perdão. E Vós, dulcíssimo Salvador meu, oferecei por mim todas as lágrimas que derramastes na Vossa vida e aplacai por este meio a justiça divina. Em nome destas lágrimas, peço-Vos também, enternecei o meu coração e inflamai-o no Vosso santo amor.

Ah! quem me dera no futuro poder consolar-Vos tanto pelo meu amor, quanto Vos contristei pelas minhas ofensas! Esforçai-me, Senhor, a que não empregue mais o restante de meus dias em Vos desagradar, mas somente em chorar os desgostos que Vos dei e amar-Vos com todos os afetos da minha alma.

Ó Maria, pela terna compaixão que tantas vezes experimentastes vendo chorar o Menino Jesus, peço-Vos impetrar-me dor contínua das ofensas que tive a ingratidão de Lhe fazer.

(AGENCIA BOA IMPRENSA, 20-01 de 1983, p. 4)

N.B.: Que espiritualidade diversa que Santo Afonso tinha, das pregadas e praticadas nos dias borrascosos de hoje! Ele nos demonstra o seu espírito de arrependimento e de desejo ardente de progredir nas virtudes, como devemos, se quisermos ser santos, isto é, salvar-nos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues