quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

ÁGUA BENTA


"A água benta é um sacramental. Sempre que o sacerdote a benze, fá-lo em nome da Igreja e na qualidade de seu representante, cujas orações o nosso Divino Salvador aceita com benevolência.
Usada com fé, a água benta perdoa os pecados veniais de que estivermos arrependidos, aumenta em nós a Graça Santificante e atrai-nos a Bênção Divina, para a alma e o corpo, põe em fuga o demónio, ajuda-nos a vencer as tentações, e alivia o sofrimento das almas do Purgatório. Tudo isto como resultado da eficácia que lhe confere a bênção da Igreja, que lhe aplica os méritos do Divino Salvador. Santa Teresa tinha-lhe especial amor, como meio para pôr em fuga o demónio.
A Igreja aplica-a na bênção das casas, dos campos, dos objectos e até nas exéquias, aspergindo o cadáver na intenção de aplicar à alma ou a todas as almas que sofrem no Purgatório, à maneira de sufrágio, os benefícios da Redenção de Cristo. S. Teodato escreveu: "A Igreja serve-se da água benta nas exéquias, porque assim como a chuva suave refresca as flores ressequidas pelo calor, assim a água benta refresca as almas, flores celestes ressequidas no Purgatório".
O Venerável Padre Domingos de Jesus, segundo o costume da Ordem Carmelita, tinha uma caveira sobre a mesa de sua cela. Certo dia, ao aspergir esta caveira com água benta, a mesma começou a bradar, suplicante: "Mais, mais água benta, porque ela alivia o ardor de chamas horrivelmente dolorosas". Em vários cemitérios do norte da Europa é costume ter nas sepulturas um recipiente com água benta para as pessoas aspergirem os túmulos e rezarem um Pai-Nosso com o versículo: "Dai-lhe, Senhor, o eterno descanso entre os resplendores da luz perpétua. Descanse em paz, Amém."
Tenhamos no nosso quarto e noutros aposentos da nossa casa, uma piazinha com água benta. Habituemo-nos a usá-la com frequência, ao acordar, ao deitar, e noutras circunstâncias.
Lancemos a água benta sobre o pavimento, na intenção de aspergir o Purgatório e de sufragar as almas que lá estão, dizendo: "Dai-lhes Senhor, o descanso eterno..." Usemo-la sobre nós com fé e arrependimento e até podermos usar na intenção de aspergir as pessoas que queremos auxiliar com as nossas orações e sobretudo com os méritos de Nosso Divino Salvador, que a Igreja por meio da água benta aplica como remédio e socorro para todos os males do corpo e da alma. A água benta usada com fé é uma autêntica oração, impregnada de humildade; é clamor amoroso de confiança em nossa Mãe e Santa Igreja."
Oração Água Benta:

Senhor Deus todo-poderoso, fonte e origem de toda a vida, confiantes, implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a protecção da vossa graça contra toda a doença e cilada do inimigo.
Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre para nós as águas da salvação para que nos possamos aproximar de Vós com o coração puro e evitar todo o perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

A minha Lista de blogues