segunda-feira, 11 de junho de 2012

A Virgem, a Salvação e a Igreja


Desde o princípio, Deus pensou na Virgem Maria em função do seu desígnio de salvar a humanidade, assumindo a nossa natureza em Jesus Cristo.

Quando o homem caiu, ele nos abriu uma esperança e nela já estava presente a Virgem Maria: “Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar” (Gn 3,15).
Esta mulher é aquela a quem Nosso Senhor se refere como “mulher” em Caná e aos pés da cruz (cf. Jo 2,4; 19,26); é aquela de quem diz o Apóstolo: “Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, feito da mulher…” (Gl 4,4). Esta mulher fora prenunciada pelos profetas de Israel, sempre ligada à vinda do Messias, que traria a bênção da salvação:
“Uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o seu nome será Emanuel” (Is 7,14); “És tu, Belém…, mas de ti é que me há de sair (o Messias) aquele que há de reinar em Israel,… Por isso Deus os abandonará até ao tempo em que der à aquela (Virgem) que há de dar à luz (o Dominador) , e então as relíquias dos seus irmãos se juntarão aos filhos de Israel” (Mq 5,1s).
O centro de nossa salvação e de nossa esperança é e sempre foi o Messias, o Cristo Salvador. Mas, no desígnio de Deus, aparece ao mesmo tempo a Virgem e Mãe. Ela não é o Centro, mas está no Centro, porque está em Nosso Senhor Jesus Cristo, em função dele e de sua missão redentora.
É assim que Nossa Senhora aparece no Evangelho. Escolhida em Cristo Jesus antes da fundação do mundo (cf. Ef 1,4s), ela foi por Deus preservada da contaminação do pecado que marca a nossa raça. Por isso o anjo, ao dirigir-se a ela, deu-lhe o nome com o qual Deus a conhece desde toda a eternidade: Cheia de Graça (Lc 1,27).
É assim que Gabriel a chamou, é este o nome da Virgem porque é isto que Deus fez nela: unicamente pela graça da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Virgem foi, por antecipação, preservada de todo o pecado.

Como diz a fé da Igreja: “Puríssima, na verdade, devia ser a Virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha, que tira os nossos pecados”. Como diz ela própria, cheia de júbilo: “O Todo-Poderoso fez grandes coisas em mim!” (Lc 1,49). Foi assim que a Virgem concebeu e deu à luz o nosso Salvador.
Mas, no plano de Deus, esta maternidade da Virgem – sempre Virgem: Virgem concebeu e Virgem deu à luz (cf. Is 7,14) – não deveria ficar somente no plano biológico, mas também estender-se ao plano da graça. Por isso, Nosso Senhor foi elevando sua Mãe para que passasse, pouco a pouco, da maternidade segundo a carne para a maternidade segundo o Espírito: “O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do Espírito é espírito” (Jo 3,6).
Ela, que sempre esteve unida ao seu Filho, apareceu fidelíssima ao pé da cruz: “Entretanto estavam de pé junto à cruz de Jesus sua Mãe…” (cf. Jo 19,25); sofreu profundamente com o seu Unigênito e associou-se de coração maternal ao seu sacrifício, consentindo amorosamente na imolação da vítima que ela havia gerado. Nosso Senhor Jesus Cristo entrega seus discípulos e cada discípulo aos cuidados da Mulher: “Mulher, eis o teu filho” (Jo 19,26).
Ela deverá cuidar maternalmente de cada um dos filhos da Santa Igreja. Ela, que segundo a carne, dera à luz a Nosso Senhor, Cabeça da Igreja, agora vai dar à luz, segundo o Espírito que Jesus vai entregar na cruz (cf. Jo 19,30), ao Corpo, que é a Igreja. Depois, Jesus volta-se para o Discípulo – cada discípulo – e confia: “’Eis a tua Mãe!’ E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa” (Jo 19,27). Nosso Senhor nos deu à sua Mãe, como filhos. A Virgem como Mãe da Igreja é Mãe de cada discípulo amado por Jesus, um dos frutos da Paixão de Cristo!
É esta mesma Virgem-Mãe que aparece em oração, nos Atos dos Apóstolos (cf. At 1,14), aparece como a Mulher plenamente gloriosa no céu, envolvida no combate à antiga serpente do Gênesis. Esta Mulher é ao mesmo tempo a Virgem Maria e a Santa Igreja, pois uma é imagem da outra, como já ensinavam os antigos doutores da Igreja.
Fonte: Blog Vocacionados Menores/ADF


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

A minha Lista de blogues