quarta-feira, 25 de abril de 2012

S. Francisco de Paula


Francisco era filho de lavradores, nasceu na Calábria em 1416, num povoado chamado Paula. Aos 13 anos, ingressou no convento dos franciscanos.

Em 1435, deixou o convento, seguido por alguns discípulos, para fundar a ordem dos Mínimos ou ordem dos Eremitas de São Francisco. Aos três votos habitualmente firmados pelos franciscanos: pobreza, castidade e obediência , São Francisco acrescentou mais um, o do jejum quaresmal.
O mosteiro da ordem foi construído em 1454, em Cosenza, do qual foi nomeado superior.
São Francisco era conhecido pelos milagres que o acompanhavam. Certa vez, por não ter como atravessar o estreito de Messina, devido à recusa dos barqueiros, estendeu o seu manto sobre as águas alcançando, dessa maneira, o porto. Numa outra ocasião, o rei da França, Luís XI, pediu ao papa que lhe fosse enviado o frei calabrês para curá-lo de uma grave doença. São Francisco de Paula esteve com o rei e convenceu-o a reconciliar-se com Deus para ter uma morte tranquila. Antes de morrer, o rei Luís XI pediu ao frei que fosse o director espiritual do seu filho Carlos VIII, próximo sucessor do trono da França.

Devido à sua fama, São Francisco de Paula atraiu muitos jovens à vocação religiosa.

São Francisco de Paula partiu para junto de Deus no dia 02 de Abril de 1507, numa Sexta-Feira Santa, aos 91 anos de idade.

Foi canonizado pelo papa Leão X, doze anos após a sua morte.
É o padroeiro dos marinheiros.

Fonte: JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

A minha Lista de blogues