terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pequeno catecismo da devoção ao Sagrado Coração de Jesus


Receba em sua casa a estampa do Sagrado Coração de Jesus Etimologicamente, deriva do latim “devovere”, que significa “consagrar à divindade”. Comumente, é tomada para designar um conjunto de orações e atos de piedade adotados pelos fiéis, com a aprovação da Igreja, para honrar uma pessoa ou uma coisa santa. Também é empregada para indicar fervor: “Rezar com muita devoção”.

De que espécie de atos se compõe uma devoção?

A devoção se compõe de duas espécies de atos: os atos interiores e os atos exteriores.

Os atos interiores são aqueles produzidos pela inteligência, vontade e memória, e permanecem ocultos às pessoas.

Os atos exteriores são os praticados com o concurso dos órgãos corporais (olhos, mãos, braços, etc.) e percebidos pelos sentidos.

Quais são os atos da inteligência?

Os atos da inteligência nos fazem conhecer a excelência da devoção e as razões para praticá-la. O primeiro cuidado para se ter uma grande devoção ao Sagrado coração é conhecê-Lo, o que se consegue especialmente pelo estudo, reflexão e meditação.

Quais são os atos da vontade?

São os atos próprios da devoção: adoração, submissão, amor, veneração.

E o papel da memória?

A memória auxilia a inteligência e a vontade. Reapresenta à inteligência dados que a impressionaram durante o estudo ou a meditação, fortalecendo assim a convicção.

Pela recordação freqüente das verdades conhecidas, a vontade se sente mais facilmente movida à adoração, ao desagravo, ao pedido de graças.

Que é mais importante: o culto interior ou o culto exterior?

Sem dúvida alguma, o mais importante é o culto interior. O culto exterior não é senão a irradiação da piedade interior. É na alma que se encontra o centro da verdadeira devoção. As manifestações sensíveis só têm valor religioso na medida em que são vivificadas pelo fervor interior.

Qual é o devoto autêntico do Sagrado Coração de Jesus?

O devoto autêntico do Sagrado Coração de Jesus é aquele que procura conhecer a fundo essa devoção, e tem uma disposição efetiva de amá-Lo e fazer tudo quanto corresponda à Sua vontade.

Segundo Santa Margarida Maria, qual é o fim principal da devoção ao Sagrado Coração?

“O fim principal desta vocação é converter as almas a seu amor”, diz Santa Margarida Maria. Em outras palavras, retribuir dignamente o amor que Nosso Senhor teve por nós.

Extraído do livro: “O estandarte da vitória”,

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues