domingo, 22 de agosto de 2010

A devoção especial de Anchieta


Padre José de Anchieta A devoção mariana é muito cara à Companhia de Jesus. O próprio Santo Inácio experimentou durante seu trabalho apostólico a presença confortadora da Mãe de Deus a seu lado. E registrou essa presença dando um particular destaque à Nossa Senhora em seus Exercícios Espirituais.

O Bem-aventurado José de Anchieta, como bom jesuíta que era, também tinha essa especial devoção à Mãe de Deus. Devoção que se traduz não somente no exercício de seu apostolado, mas que aparece em sua obra literária de forma marcante. Prisioneiro dos índios tamoios enquanto se negociava a paz entre portugueses e aqueles, o Beato Anchieta escreve nas areias da praia de Iperoig (atual Ubatuba) o Poema da Virgem, um épico espetacular onde não só louva a Virgem Maria, mas fala também do sofrimento da Mãe de Deus, aproximando-A de seu próprio sofrimento.

O companheiro de Jesus é também companheiro de Sua Mãe, a quem chama a seguir junto consigo o seu caminho – tortuoso e longo nessas terras novas que começavam a constituir-se nação.

Que o Bem-aventurado Anchieta nos ajude a alimentar nossa devoção mariana, certos de que, se a Mãe de Deus escolheu o Brasil para dele fazer-se padroeira, é porque quer nos dar a graça de Sua presença entre nós e conosco quer fazer sua morada.

Fonte: Amai-vos (com adaptações)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues