quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Santa Margarida Maria e os sofrimentos por amor ao Sagrado Coração de Jesus


Santa Margarida Maria foi a grande divulgadora da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Você já tem a sua estampa? As qualidades do espírito equilibrado e alguns traços da educação recebida por Santa Margarida Maria foram notados mais tarde pela Madre Greyfié, uma de suas superioras em Paray-le-Monial, que a descreveu assim:

“Ela era naturalmente judiciosa e sensata e tinha o espírito bom, o humor agradável, o coração tão caritativo quanto possível; numa palavra, pode-se dizer que era uma criatura das mais aptas para ter sucesso em tudo”.

Margarida Maria contraiu, no pensionato das clarissas, uma doença séria e foi preciso voltar para a casa da mãe. Que doença seria? Não se sabe ao certo, o fato é que ficou cerca de quatro anos acamada, sem poder andar.

Deus Nosso Senhor a visitava com o sofrimento. Apenas em 1661 voltou a ter saúde, após um voto feito a Nossa Senhora.

Em casa, outra situação muito dolorosa a aguardava. A mãe havia transferido a gestão do patrimônio para um cunhado, Toussaint Delaroche. Não dispondo assim de renda dos bens, ela passou a ser, juntamente com os filhos, mera pensionista do Sr. Delaroche, sovina e bilioso.

A santa suportou durante anos um grande sofrimento nessa espécie de escravidão ao tio insociável. Por vezes teve de mendigar o pão ao vizinho. A casa materna transformou-se para ela numa prisão torturante.

“Não tínhamos mais nenhuma poder em casa, e não ousávamos fazer nada sem permissão”, escreveu a Santa. Na busca de lenitivo, passava horas num canto do amplo jardim da residência, rezando; ou se refugiava na capela do vilarejo.

Mas nem aí encontrava repouso: era acusada pelo tio de sair de casa para encontrar com rapazes… “Algumas vezes alguns pobres do vilarejo por compaixão me davam um pouco de leite ou alguma fruta na tadinha”.

Extraído do livro: “O Estandarte da vitória”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues