terça-feira, 10 de agosto de 2010

O triunfo da Igreja na Idade Média


A primeira metade do século XIII é talvez o período mais importante, mais completo e de maior brilho da história da Civilização Cristã.

Percorrendo os gloriosos anais da Igreja, parece-nos dificil encontrar uma época onde Sua influência fosse mais vasta, mais fecunda, mais incontestada sobre todo gênero humano. Nunca tinha sido tão absoluto o império da Esposa de Cristo sobre o pensamento e sobre o coração dos povos.

Ela via a seus pés, vencidos e transformados os elementos antigos com os quais tanto tempo se debatera. O Ocidente inteiro dobrava-se respeitosamente e amorosamente, sob Sua Santa Lei.

E claro que Sua vitória estava longe de ser completa, e nem poderia sê-lo, pois é para lutar que está na terra. Mas em nenhum momento de Seu rude combate o amor de Seus filhos foi tão grande, seu devotamento tão sem limites, e sua coragem tão crescente. Os santos que cada dia resplandeciam, ofereciam a esta Mãe forças e consolações sempre novas, das quais Ela viu-se depois privada, do modo assaz pérfido que bem conhecemos.

(SANTA ISABEL DA HUNGRIA – Montalembert, pp. 10 – 11)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues