sexta-feira, 22 de julho de 2011

Santa Edwiges, protectora dos que têm dívidas


Viúva com três filhos e três filhas, dedica-se a restaurar conventos e a repartir ajudas com grande generosidade aos pobres.
Edviges nasceu na Baviera, Alemanha em 1174. Era irmã de Santa Gertrudes e tia de S. Isabel da Hungria.
Casou com o Duque Henrique de Silesia (região da Polónia) e por conselho dela, o seu marido fundou vários conventos de religiosas, e para os construir levava os presos que estavam nos cárceres, e assim fazia-os ser úteis à pátria. Morto o seu marido, os filhos dedicaram-se a guerrear entre si para disputar a herança do ducado. Edviges teve que trabalhar e viajar muito para conseguir a paz entre eles.
Os longos anos da sua velhice empregou-se em fundar conventos e em ajudar pobres.

A sua pobreza era extrema: dava tudo aos necessitados. Andava descalça sobre a neve e os pés sangravam-lhe. Levava um par de sapatos na cintura e se vinha alguma pessoa, calçava-os e assim não se davam conta da penitência que fazia. Um dia um sacerdote deu-lhe um par de sapatos novos e disse: "Ponho-lhe como penitência calçar sempre estes sapatos". Dias mais tarde encontrou-a descalça. "Não lhe disse que devia trazer os sapatos calçados?" Ela respondeu: "Sim, os levo postos numa maleta que levo às costas". E tirou-os para mostrar.

Dom de milagres: A uma religiosa cega curou-a ao impor-lhe as mãos e rezar por ela. Ela mesma soube com antecipação a data da sua morte. Pediu a Unção dos enfermos, quando não parecia sofrer de enfermidade grave. E em verdade estava a morrer e ninguém o imaginava. As grandes riquezas que lhe deixou o seu esposo, repartiu-as entre os pobres. Morreu em Outubro do ano 1243.
Santa Edviges, pede ao Senhor que nós sejamos mais generosos em repartir os nossos bens com os necessitados.

Oração

Senhor meu Deus, Todo-poderoso, Criador do céu e da terra, Vós que tudo regulais em justiça e misericórdia, aceitai a prece que humildemente Vos dirijo por intermédio de Santa Edwiges, vossa serva, que tanto Vos amou, na terra e que usufrui da graça de contemplar a Vossa divina face.
Santa Edwiges exemplo de fé cristã, espelho do amor divino.
-Vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, fiel discípula de Cristo, humilde serva do Senhor, modelo de amor à cruz.
-Vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, bondosa mãe dos pobres, auxílio dos doentes, refúgio dos oprimidos.
-Vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, modelo das mães cristãs, glória da Santa Igreja.
-Vinde em nosso auxílio.
Santa Edwiges, por amor a Jesus, Maria e José, fazei vossas, as minhas aflições. Apressai-vos em socorrer-me. Amém.

Pai-Nosso e Ave-Maria

1 comentário:

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues