segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como viver o Advento


Com o primeiro domingo do Advento, teve início o novo Ano Litúrgico, com a primeira semana do Advento, cujo nome significa "que está por vir". A Igreja convida os fiéis, neste tempo, a viverem a expectativa para o Natal, com esperança e vigilância.

O advento corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal e a liturgia deste período tem dois aspectos:
nas duas primeiras semanas, acontece a preparação e reflexão para a segunda vinda gloriosa e definitiva de Jesus,
e nas duas últimas, os fiéis são motivados a uma preparação especial para a celebração do nascimento de Jesus.

O Advento é o tempo de alegria e de satisfação interior, da comoção e da harmonia, da ânsia fundamental, que caracterizam todos aqueles que esperam por algo importante e decisivo, e que têm a certeza de que vai mudar a sua vida.

Neste período a Igreja convida os cristãos a viverem com maior afinco a participação na sua comunidade. É um tempo de estar em comunhão com a Igreja. Cada fiel deve preparar-se para viver este tempo em atitude de contínua oração.

Nestes dias, até mesmo os sinais e enfeites utilizados nas igrejas e nas casas dos fiéis exteriorizam esta expectativa: a montagem da Árvore de Natal, do presépio, na liturgia utiliza-se a cor roxa, não se canta o glória (guardando-o para a Noite de Natal), os instrumentos e as flores são usados com mais moderação, para não antecipar a grande festa do dia 25.

Fonte JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Acerca de mim

A minha foto

Alguém que procura um encontro com Jesus.

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues