sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Indonésia: Extremistas islâmicos ameaçam comunidades cristãs


A comunidade cristã de Bekasi, nos arredores de Jacarta, capital da Indonésia, tem vivido dias de terror perante a ameaça de extremistas islâmicos que pretendem destruir as suas igrejas.

Perante os sinais de que elementos da Frente dos Defensores do Islão iriam mesmo materializar as ameaças de destruição dos templos, forças policiais chamadas ao local decidiram preventivamente encerrar as igrejas.

Segundo fontes locais contactadas pela agência Fides, “trata-se de uma acção organizada”. Os extremistas afirmam que as igrejas, que pertencem a comunidades cristãs evangélicas, foram construídas sem autorização, e portanto, devem ser demolidas.

Nos subúrbios de Jacarta, como Bekasi e Bogor, a tensão inter-religiosa permanece alta por causa da presença de militantes islâmicos que não vêem de bons olhos a presença de comunidades cristãs, acusando-as de proselitismo.

O pe. Benny Susetyo, Secretário da Comissão para o Diálogo Inter-religioso na Conferência Episcopal da Indonésia, comentou à Agência Fides que "o problema principal para a convivência pacífica na sociedade indonésia é a presença de grupos extremistas.

O Governo deveria fazer mais para detê-los, garantindo o Estado de Direito. Espero que a comunidade internacional faça uma advertência ao Governo indonésio, pelo respeito da liberdade religiosa. Existe hoje o problema do fundamentalismo dentro do mundo muçulmano”.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues