quinta-feira, 19 de maio de 2011

Líbia: Vigário Apostólico pede a Nossa Senhora de Fátima fim da violência


“Hoje é a festa de Nossa Senhora de Fátima. Que Ela nos ajude a nos libertar da ‘peste’ das bombas e de todo tipo de violência. O Beato João Paulo II sofreu a violência e Nossa Senhora de Fátima salvou-o. Como Pastor, invoco a intercessão de Nossa Senhora de Fátima e de São Francisco para que os nossos líderes se convençam a empreender o caminho da negociação e da paz.”

Foi com estas palavras que D. Giovanni Innocenzo Martinelli, Vigário Apostólico em Tripoli, invocou Nossa Senhora de Fátima para que a paz seja reposta na Líbia, sublinhando a importância de os dirigentes do país saberem empreender as necessárias negociações para que o estado de guerra civil que grassa no país acabe de vez.

D. Martinelli recordou ainda que “a invocação a Nossa Senhora de Fátima é importante, porque ela é conhecida também no mundo muçulmano”.

O Vigário Apostólico em Trípoli, citado pela agência Fides, declarou-se amargurado e sublinhou, no entanto, que há uma enorme distância entre o desejo de paz que enunciou e a realidade: “Que eu saiba, não existe nenhuma tentativa diálogo. Isso preocupa-me, porque quer-se resolver tudo com a força. Mas a força nunca traz resultados positivos”.

De facto, D. Martinelli tem testemunhado que o conflito continua aceso, apesar de os bombardeamentos terem aparentemente diminuído de intensidade. No entanto, frisou, “o problema é que os bombardeamentos fazem vítimas civis”.

Entretanto, são cada vez mais os rumores de que o coronel Kadhafi poderia ter abandonado a capital, Tripoli. O ministro italiano das Relações Exteriores, Franco Frattini, citando precisamente D. Martinelli, afirmou, no fim-de-semana passado, que Kadhaffi “provavelmente” teria sido “ferido pelos ataques aéreos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Nato), e que a pressão internacional pode ter provocado a decisão de Kadhafi de buscar refúgio noutro lugar mais seguro”.


Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues