sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Porquê água benta à entrada das igrejas


Porque é que há água benta à entrada das igrejas?

A purificação com água benta produz três efeitos: atrai a graça divina, purifica a alma e afasta o demónio. E benzer-se com a água benta atrai-nos graças divinas pela oração da Igreja. A Igreja orou sobre esta água com o poder da Cruz de Cristo, e o poder sacerdotal deixou uma influência sobre ela.

Além disso, a água benta purifica parte dos nossos pecados, tanto os veniais como o resto que fique na nossa alma.

O terceiro poder da água benta é afastar o demónio, já que este pode entrar perfeitamente numa igreja, as suas paredes não o contêm, o chão sagrado não o refreia. Contudo, a água afasta-o.

As pessoas costumam queixar-se de que se distraem na igreja, e o demónio tem grande interesse em distrair-nos precisamente quando vamos estar em contacto com as realidades sagradas. Por isso é tão útil a água benta da entrada. Mesmo usando água benta, podemos despistar-nos, mas pelo menos teremos a segurança de que as distracções procedem de nós e não do demónio.

Embora não possamos com os olhos do corpo ver a cruz que a água benta forma em nós ao benzermo-nos, o demónio sim, vê-a. Para ele essa cruz é de fogo, é como uma couraça que não pode trespassar. Insisto em que benzer-se com água benta ao entrar numa igreja não é um mero símbolo.

É um símbolo, mas esta água tem um poder, um poder que Cristo ganhou com os Seus sofrimentos na Cruz e que o sacerdote administra com toda a facilidade.

José António Fortea/JAM

1 comentário:

  1. Maria, muito legal este seu post sobre a água benta e a foto então também muito linda! Abraços

    ResponderEliminar

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues