terça-feira, 18 de outubro de 2011

Renasceu em mim a fé


Renasceu de novo em mim a fé…

No Evangelho segundo São Marcos capítulo 10, 46 ss, encontramos a história de um homem que teve a sua fé renovada, transformada!
Como o próprio Evangelho narra, Bartimeu vivia à beira do caminho, numa atitude de desistência da vida, dele mesmo e de Deus. Porém, o dia reservava algo de diferente para Bartimeu: o Filho de Deus iria passar perto dele.
Bartimeu – cansado da rotina, de tantos problemas, tantas situações que ainda não foram resolvidas – ouve dizer que o Filho de Deus vai passar por ali a qualquer momento. Ele poderia ter pensado: “O Filho de Deus passando por aqui? Não acredito. E mesmo se passar, por quê vai perder tempo com um cego que vive mendigando à beira do caminho?” Ou seja, o cego não tinha esperança. No entanto, aquele momento da passagem de Jesus era a sua única chance de “ver” alguma mudança na sua vida. E essa mudança aconteceu!
É exactamente o que acontece connosco. Muitas vezes pensamos que Jesus não vai parar para nos ouvir, muitas vezes achamos que as pessoas nos vão calar, mas esquecemos que o Senhor escuta a voz do coração!
Jesus certamente ouviu as pessoas mandando o cego ficar calado, mas porque o Senhor já o conhecia, assim como nos conhece, mandou-o chamar, pois ouviu o grito da alma de Bartimeu.
Acreditamos que mudar de casa, de emprego, de amizades, comprar algo novo, realizar mais um sonho, que estas atitudes mudam a nossa vida. Bartimeu também procurou muitas coisas para solucionar a sua condição de cegueira – não só a física mas a cegueira da alma, que já estava insensível às coisas e a Deus – no entanto, é a visita do Senhor que realiza tudo isto.
Hoje, nalgum momento do dia, o Filho de David vai passar e este será o momento de tu gritares.
A esperança visitou o seu coração e o sopro de Deus levantou aquele homem que vivia à beira do caminho. E Jesus realizou em Bartimeu aquilo que o seu coração queria: VER!
É isso mesmo que o Senhor quer realizar na minha e na tua vida hoje: levanter-nos! Fazer-nos VER a vida a partir deste encontro!
Não importa se pelo cansaço e decepções da vida acabamos por ficar à beira do caminho. Não importa se na nossa fraqueza e limitação deixamos o nosso coração insensível e desesperançoso. O que importa é que, hoje, nalgum momento do dia, o Filho de David vai passar e esse será o momento de tu gritares: Jesus Filho de David, tem compaixão de mim!
Pode ser agora mesmo. É o próprio Senhor quem te está a lembrar que é só gritar, é só chamá-Lo que Ele está disposto a ouvir-te!
Tenta! Experimenta! Nunca ficou decepcionado quem gritou pelo Senhor!
Vai à Santa Missa, procura um sacerdote para a confissão, um grupo de oração, encontra-te com o Senhor!
Levanta-te! Deita a capa fora, a capa da tristeza, dos vazios interiores, das carências e grita para Deus te ouvir. Se não podes gritar de onde estás, o Senhor escuta o grito da tua alma! Tem a certeza disto!
É esta fé adormecida que o Senhor quer fazer renascer no meu e no teu coração!

Fonte JAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues