quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi


O ciclo pascal é concluído liturgicamente com a festa de PENTECOSTES. O povo judeu celebrava pentecostes, inicialmente, a festa da colheita; depois celebrava a festa da chegada do Povo de Deus no Sinai, onde foi entregue, por Deus, os 10 mandamentos da aliança.

Com o envio do Espírito Santo, prometido por Jesus, sobre os apóstolos reunidos no cenáculo com Maria Santíssima, inicia-se a realização da MISSÃO da Igreja. Hoje a Igreja está espalhada pelo mundo inteiro transmitindo os ensinamentos e ministrando os Sacramentos de Cristo Nosso Senhor, que é o mesmo de ontem, de hoje e de sempre.

No livro dos Atos dos Apóstolos, São Lucas descreve o fato solene e extraordinário, acontecido na cidade de JERUSALÉM, na festa judaica de Pentecostes, 50 dias depois da Páscoa dos Judeus. Mas agora tem a presença santificante de Nosso Senhor Jesus Cristo através do Espírito Santo que anima e fortalece cada fiel.

Todos são convidados a pertencer à Igreja. O Espírito Santo nos dá a alegria e a esperança do Reino que já se manifesta onde houver a verdadeira caridade, que é a prática do amor de Deus.

Com a vinda do Espírito Santo, o “homem velho”, decaído pelo pecado, renasce como “homem novo” pela ação da graça. Assim, todos nós temos a força Espírito Santo que veio até nós pelo Batismo. E, pelo Crisma, somos constituídos soldados de Cristo. Nós somos, pois, missionários do Senhor. Dessa forma, em todos os lugares onde estivermos, devemos evangelizar pela manifestação de nossa Fé e pelo exemplo de nossa vida, servindo de nossas habilidades, dos dons e carismas que o Espírito dá a cada um de nós.

Fonte: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues