domingo, 5 de junho de 2011

O anúncio da vinda do Espírito


Durante a conversa que tem com os discípulos durante a Última Ceia e diante do desalento de seus amigos com a iminência de Sua Paixão, Nosso Senhor refaz a promessa de envio do Espírito Santo, que os consolaria por Sua ausência.

Refaz, então, Seu pedido de que não esqueçam Seus ensinamentos, que não se afastem da Verdade, que mostrem ao mundo a Sua face. É nessa missão que o Espírito atuará: a missão apostólica de transmitir a todos os homens e mulheres os ensinamentos de Jesus e os benefícios da Redenção. Adverte-os: “o Espírito da verdade a quem o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conhecereis, porque habitará convosco, e estará em vós.” (Jo 14, 17).

Como reconhecer o Espírito junto e dentro de nós?

Ora, uma possibilidade é a posse dos dons do Espírito e a percepção da sua manifestação em nossa vida: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus. Outra possibilidade é o reconhecimento das motivações que nos movem e os frutos de nossas ações: sentimos paz (ou seja, tranqüilidade da ordem)? fazemos o bem por amor de Deus e não por sentimentalismo ou para exaltação própria? praticamos boas obras? mostramos a “face” de Deus aos outros?

Saber que o Espírito permanece junto e dentro de nós é, sobretudo, ter o coração grato à ação que o Senhor opera através de nós. Quem já não sentiu que realizou coisas muito maiores daquilo que um dia imaginou ou que viu ter possibilidade de fazer? E quem soube reconhecer que foi o Espírito que nos guiou nesse empreendimento e agradecer, humildemente, ao Senhor por ter cumprido a promessa feita naquela última ceia com seus discípulos: “rogarei ao meu Pai que mande um outro consolador…”

Possamos, então, ter os olhos abertos para enxergar o Invisível, que constrói conosco o Reino de Deus aqui na Terra.

Fonte:http://amaivos.uol.com.br/ (com adaptações)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues