quinta-feira, 23 de junho de 2011

Sudão: situação humanitária grave em Abyei


"Famílias inteiras continuam a caminhar sem rumo, sem assistência humanitária, e continuam os bombardeamentos por parte da aviação governamental”.

A revelação é da Irmã Carmen, uma missionária comboniana mexicana que trabalha na área dos Montes Nuba, que fazem parte do Kordofan do Sul, onde continuam os combates entre os exércitos do norte e sul do Sudão. À agência Fides disse que "estamos preocupados pelos novos confrontos, mas esperamos ainda que a comunidade internacional possa vir a o nosso socorro”.

O aumento das forças militares faz temer uma nova ofensiva por parte de Cartum. Na outra área disputada pelo norte e sul do Sudão, Abyei, não se verificam combates, mas também aqui a situação humanitária permanece grave. “A população está ainda deslocada de Abyei e recebe alguma ajuda esporádica. As chuvas continuam caindo incessantemente na área e os deslocados estão sem protecção”, explica D. Roko Taban Mousa, administrador apostólico de Malakal.

"As crianças e os idosos são os primeiros atingidos por esta situação dramática: a malária e a diarreia continuam a semear vítimas. Não existem melhorias significativas das condições humanitárias. Em Abyei não estão a ocorrer combates nem bombardeamentos, mas a cidade foi ocupada pelo exército de Cartum e a população tem medo que os combates e bombardeamentos regressem”, concluiu o administrador apostólico.

Departamento de Informação da Fundação AIS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues