sábado, 25 de junho de 2011

Os sete dons do Espírito Santo


Inspirada no Livro do Profeta Isaías (Is 11, 2-ss) a tradição da Igreja nos ensina que o Espírito Santo dá à humanidade 7 dons.

Para que servem os dons do Espírito Santo? Os dons do Espírito Santo servem para nos confirmar na Fé, na Esperança e na Caridade, e para nos tornar solícitos para os atos das virtudes necessárias para conseguir a perfeição da vida cristã.

São eles:

1) SABEDORIA - dom que nos faz perceber e conhecer os caminhos de Deus para nossa salvação e elevação de nossas mentes ao desejo das coisas eternas, isto é, a Verdade, que é Deus, no qual pomos nossa complacência.

2) ENTENDIMENTO – dom que nos faz entender as sublimes verdades da salvação e dos divinos mistérios, os quais não podemos alcançar com as luzes naturais da razão humana.

3) CONSELHO - dom que nos faz saber escolher, nos diversos passos da vida humana, a direção ou atitude que mais convém à glória de Deus, à nossa salvação e ao bem do próximo.

4) FORTALEZA - dom que nos incute energia e coragem para observar fielmente a santa Lei de Deus e da Igreja, vencendo todos os obstáculos e os assaltos dos nossos inimigos (o mundo, o demônio e a imoralidade).

5) CIÊNCIA - dom que nos possibilita conhecer e julgar rectamente das coisas criadas, o modo de bem usar delas e de as dirigir ao último fim, que é Deus.

6) PIEDADE - dom pelo qual veneramos e amamos a Deus, a Virgem Maria e aos Santos, e conservamos ânimo bondoso e benévolo para com o próximo, por amor de Deus.

7) TEMOR A DEUS - dom que nos incita à prática do bem e a nos afastar do mal, levando-nos a reverenciar a Deus e ter receio de ofender a sua Divina Majestade.

Fonte: http://amaivos.uol.com.br/AASCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues