quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Iraque: bombas destroem igreja cristã


Bombas explodiram ontem, terça-feira, a Igreja de Santo Efrem, em Kirkuk, ao Norte de Bagdad, no Iraque. A igreja sírio-ortodoxa fica a poucos metros da catedral caldeia, no centro da cidade.

O incidente ocorreu por volta de uma e meia da manhã, sem deixar vítimas, provocando, porém, enormes estragos à igreja. Este é apenas mais um acontecimento que revela a precariedade da vida dos cristãos no Iraque.

No último dia 2 de Agosto, uma bomba programada explodiu em frente à igreja sírio-católica da Sagrada Família e deixou 15 pessoas feridas. A bomba estava dentro de um carro, estacionado nas proximidades.

No mesmo dia, uma outra bomba, também escondida dentro de um veículo próximo a uma igreja presbiteriana, foi desactivada antes de explodir.

Os cristãos no Iraque são cada vez mais alvo do fundamentalismo islâmico ainda activo e, ao mesmo tempo, os fundamentalistas são alvos nas rixas locais.

Kirkuk, com seus 900 mil habitantes e com os poços de petróleo mais importantes do Iraque, é, desde há algum tempo, é o centro de um conflito étnico e político entre árabes, turcos e curdos.

Departamento de Informação da Fundação AIS


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues