quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Somália: Caritas denuncia situação catastrófica


“As estruturas de saúde da Somália estão a tentar enfrentar a entrada maciça de desalojados que estão a lotar completamente os centros urbanos em busca de assistência”, pode ler-se no relatório da Caritas da Somália, divulgado pela agência Fides.

“No corredor de Afgoye há mais de 410 mil deslocados. Em Mogadíscio, onde os recursos já eram escassos, este número chegou a 470 mil. O sarampo e outras doenças facilmente previsíveis estão a difundir-se pelos campos, por causa da falta de vacinas.

A diarreia também está a alastrar, causando um forte aumento de casos de morte de crianças com menos de 5 anos. Estima-se que a cada 11 semanas, dez por cento da população somali menor de 5 anos perde a vida”, afirma o documento.

A Caritas da Somália está a colaborar com alguns parceiros locais nas actividades de assistência às pessoas mais vulneráveis e às famílias desalojadas nos maiores centros do país, com o envio de géneros de primeira necessidade, alimentos e assistência de saúde.

A Caritas da Somália está também a coordenar as actividades de outras organizações, seja na Somália como nos campos de deslocados somalis no Quénia e na Etiópia.

A Trócaire (organização da Igreja católica irlandesa) actua juntamente com parceiros locais no centro-sul da Somália, onde ajuda cerca de 220.000 pessoas com alimentos e assistência de saúde. Trata-se de uma operação muito delicada: por razões de segurança e para não comprometer as suas actividades, a Trócaire optou por não conceder alguma informação suplementar.

Dentro da Somália - que tem uma população de 7,5 milhões de pessoas -, 1,5 milhões já abandonaram as suas casas em busca de ajuda, de acordo com dados das Nações Unidas.

Recorde-se que não é apenas a seca que agrava a situação da fome na Somália, onde a ONU já decretou a situação de "catástrofe alimentar".
Extremistas islâmicos, que controlam diversas áreas do país onde milhares de pessoas morrem de fome, têm impedido ou dificultado a actuação das organizações de ajuda humanitária.

Departamento de Informação da Fundação AIS



Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues