terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como será a vida eterna no Céu?


Diálogos com São Tomas de Aquino sobre a vida eterna

- Ao mesmo tempo que são entregues os réprobos ao poder e ação dos demônios para que os conduzam ao seu destino, que efeito produzirá a sentença do Juiz Supremo, em favor dos justos?

- A de abrir as portas do reino celestial, para eles preparado desde o princípio do mundo.

- Entrarão imediatamente nele?

- Sim, Senhor; entrarão após de Jesus Cristo, seu Rei, que consigo os levará para fazê-los participantes da glória e bem estar do seu reino.

- Acrescerá a felicidade dos bemaventurados por terem-se juntado aos seus corpos?

- Sim, Senhor; pois, ainda que na visão beatífica saboreavam doçuras e bem estar quase infinitos, todavia aumentaram em indizivel proporção com o prazer de haverem achado de novo os seus corpos (XCIII,1).

- Haverá no céu diversos graus e categorias, e contribuirá para a beleza e harmonia do conjunto, a sua própria diversidade e perfeita subordinação?

- Sim, Senhor; pois que o grau de glória corresponde ao da graça e caridade; porém, a mesma caridade cuja posse, ainda que em grau mínimo, é suficiente para entrar na glória, fará que todos, de certo modo, se comuniquem e façam participantes aos outros da sua própria felicidade e que cada um se sinta mais feliz ao ver que os outros o são (XCIII,2,3).

- Suma Teológica em forma de catecismo –

fonte: AASCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues