quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Que pedir a Nossa Senhora de Lourdes


(…) Como Nossa Senhora de Lourdes quis ser conhecida enquanto sumamente benfazeja, eu sugiro aqui – mas evidente que é uma mera sugestão que só deve seguir se se tem apetência – que se faça o seguinte: pensar de véspera numa grande graça para pedir a Nossa Senhora. Nas nossas orações nós devemos ser ousados.

Nós devemos pedir coisas arrojadas, não porém insensatas. É uma coisa profundamente diferente. Mas coisas sensatas e difíceis devemos pedir e, ao mesmo tempo, devemos pedir a Nossa Senhora com muita insistência. Quem sabe se cada um de nós estuda uma graça que queira, uma graça espiritual e uma graça temporal para o dia de amanhã. Uma graça que diga respeito à santificação e depois alguma coisa que queiramos de temporal e que peçamos que Nossa Senhora nos dê, se for para o bem de nossa alma.

Isso nos leva a refletir um pouco em nossa vida. Leva-nos a levantar um pouco o panorama de nossa vida espiritual; leva-nos, por essa forma, a ter uma visão de nós mesmos e de nossas atividades, de nossos rumos, mais precisa; e leva-nos a fazer uma oração grata a Nossa Senhora. De maneira que eu sugiro que se faça isso.

Eu gostaria de dizer uma outra coisa (eu volto a dizer, é um puro conselho, mas enfim é uma informação interessante): na Igreja do Sagrado Coração de Jesus [na cidade de São Paulo] há uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes. Essa não é uma imagem qualquer, como se encontram, aliás veneráveis, em várias outras igrejas. Mas essa imagem, segundo o documento que está lá, se não me engano, era a imagem que era venerada na gruta de Lourdes antes de estar a imagem atual. E foi portanto objeto de veneração lá e constitui um elo com Lourdes, um elo mais direto entre Lourdes e nós.



Por causa disso, a horas tantas da tarde – eu não me lembro mais qual é a hora, mas os jornais costumam dar na seção religiosa – há uma bênção dos doentes, e há uma ou outra pessoa até que se tem dito curada lá. Não se tem feito investigações mas até isto há.

Mas nós nunca devemos nos esquecer que as doenças do corpo, no Evangelho, são tratadas como sendo símbolos das doenças da alma. E que assim como alguns sofrem de paralisia do corpo, outros sofrem de paralisia da alma; uns sofrem de cegueira do corpo, outros da alma; surdez, mudez e outras coisas. Se nós temos defeitos da alma que nós gostaríamos de corrigir, seria o momento adequado para nós os levarmos lá aos pés dEla e pedirmos a Ela que nos cure. É um pedido que tem muita razão de ser, porque se Nossa Senhora quer tanto curar corpos perecíveis, mortais, quanto mais ela quererá curar almas imperecíveis e imortais. Nosso Senhor Jesus Cristo não veio à terra para salvar corpos, Ele veio à terra para salvar almas, e por isso nossos pedidos não podem deixar de ser muito gratos a Ela. Por nós ou por alguém por quem nós nos interessamos, por alguém por quem nós façamos apostolado; por uma alma cujas dificuldades nos amedrontam; por um amigo cujas aflições, ou cujas tentações, e cujos perigos, constituem para nós uma fonte de preocupação.

Irmos lá e fazermos esse pedido nessa hora ou na hora da Missa, na hora da bênção do Santíssimo Sacramento, por exemplo. Esta é, portanto, a sugestão que eu gostaria de dar.

Extratos do “Santo do Dia” - por Plinio Correa de Oliveira

fonte: ADF

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues