sábado, 19 de março de 2011

Como se faz para pedir corretamente a intercessão de Nossa Senhora?


A Ave-Maria é uma oração bíblica, conforme relata São Lucas em seu evangelho logo no capítulo primeiro. Outra forma de louvor a Nossa Senhora, que a Igreja aprovou, é a ladainha. São belíssimas invocações que nos recordam os diversos títulos de Maria Santíssima. São um reconhecimento do que a Graça de Deus pode fazer na vida de quem diz: “Eis-me aqui!”

Por que é chamada de Lauretana a Ladainha à Nossa Senhora?

Porque foi difundida universalmente a partir do Santuário de Loreto, na Itália, desde 1532. Provavelmente surgiu bem antes. Temos notícia de uma coletânea de invocações já no século XII, segundo um manuscrito conservado na Biblioteca Nacional de Paris. Existem outras ladainhas a Nossa Senhora, como a Veneziana e mesmo a de Mogúcia. A mais conhecida é, sem dúvida, a Ladainha Lauretana.

Quais as invocações da Ladainha que se referem aos dogmas de Nossa Senhora?

Os quatro dogmas marianos (Imaculada Conceição, Maternidade Divina, Virgindade e Assunção) estão claramente expressos em mais de uma invocação. A virgindade é atestada em várias invocações. Muitas delas também invocam Maria pelo título de “Mãe”, o que alude ao dogma da Mater Dei: Mãe de Deus. A Assunção mereceu uma invocação e a Imaculada é invocada duas vezes.

A Ladainha de Nossa Senhora tem fundamento na Sagrada Escritura?

Há uma seqüência de invocações que se referem a títulos marianos extraídos do Antigo e do Novo Testamento. Alguns são alegóricos, como “Torre de Marfim” e “Torre de Davi”, mas todos possuem significado teológico. O livro “Com Maria, louvamos o Senhor” explica a origem e o significado de cada uma das 50 invocações marianas da Ladainha Lauretana.

Qual seria a mensagem final aos devotos da Ave Maria?

A oração da ladainha é uma ótima catequese mariana. Na oração vocal, como é o caso da ladainha, falamos a Deus com a palavra, mas com a elevação piedosa da alma. Portanto, se procurarmos conhecer o significado das invocações, rezaremos com mais saber e constante atenção; rezaremos mais e melhor!

FONTE: EDITORA AVE MARIA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues