quinta-feira, 10 de março de 2011

Sugestões para a Quaresma


No início desta Quaresma, as leituras nos sugerem orações e penitências e, juntamente com o Evangelho deste I Domingo nos apresenta a meditação sobre Nosso Senhor no deserto e a consideração sobre Deus, própria para este tempo. Em vista disso, incentivamos todos os fiéis a buscarem mais fervorosamente a vida sacramental, em especial a Eucaristia e o sacramento da Confissão.

Outro ponto importante que convém seja destacado é a importância da oração em família. O momento onde a família se reune para oração, louvor e agradecimento pelos favores recebidos. Sugerimos que, pelo menos neste tempo, os lares tenham um oratório com um crucifixo, uma vela, e algum tecido com algum detalhe na cor roxa, indicando o tempo da quaresma. Diante deste oratório, as orações devem ser coordenadas pelo pai ou pela mãe da família. É importante que a família se reúna em torno desse oratório para louvar a Nosso Senhor, por meio de Maria Santíssima.

Por exemplo, a oração de santo Efrém que pode ser feita diariamente, individualmente, ou pela família em conjunto. É uma das mais belas e benéficas orações penitenciais para a Quaresma.

Nesta oração, invocamos a Jesus como Mestre e Senhor, e pedimos através para sermos libertados das quatro principais paixões que somos mais tentados. Também pedimos que sejamos dotados das quatro virtudes mais importantes. Ao mesmo tempo, pedimos nos seja dada a virtude da humildade, para que então possamos ver e rejeitar nossos próprios pecados:

“Senhor e Mestre da minha vida, afasta de mim o espírito de preguiça, o espírito de dissipação, de domínio e de vãs palavras!

Concede a Teu servo o espírito de temperança, de humildade, de paciência e de caridade.

Sim, Senhor e Rei, concede-me que eu veja as minhas faltas, pois Tu és bendito pelos séculos dos séculos. Amém.”

Santo Efrém

Que a graça da paixão, morte e ressurreição de Cristo sejam atualizadas como fonte de vida e salvação para cada um de nós.

Fonte: Extraído/AASCJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

Arquivo do blogue

A minha Lista de blogues